sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Chegar à noite ao Rio de Janeiro é uma das coisas mais azuis do mundo!

Conforme prometido, aqui estou eu falando novamente das coisas coloridas da vida, e desta vez da sensação tão azul que é chegar ao Rio, à noite. Pois bem, descobri isto voltando de viagem, há alguns anos atrás.
Aquela sensação tão bem conhecida da volta ao lar, do respirar fundo ao voltar pra casa, do foi-muito-bom-mas-meu-lugar-é-aqui, sabem como é, não sabem? Olhando pela janela do carro, já iam aparecendo cachos de estrelas no céu, e as rodas do carro iam engolindo a estrada, por cima do mar, pela ponte Rio-Niterói.
.
.
.
.
Enquanto a ponte fazia pose de curva, eu ia apreciando a luz azul que vem do ângulo triangular do edifício Rio Branco, observado pela estátua do Barão de Mauá.
Lá pelo ponto mais alto, a vista ao anoitecer do meu querido Pãozão de Açúcar (sim, porque ainda me emociono com a sua beleza vista de qualquer ângulo), e os meus olhos maravilhados pelas luzes da cidade refletindo no mar.
Mesmo sabendo que o Rio seria feliz com menos luzes, seria mais bonito se tivessem deixado como era, uma paisagem mais nua, e mais destacada pela vegetação do que pelas casas e prédios invasores. Ah, eu queria que a cidade fosse um parque nacional, apenas para ser visitado com moderação, e apreciado sem moderação. Talvez com algumas pouquíssimas casas, tudo bem, mas que fosse mais intocado que explorado. Queria que fosse menos mulher e mais menina-moça, eternamente...
Enquanto eu pensava em tantas coisas, a noite caía mais profunda, e eu pensava em como a noite nos faz esquecer dos pesares, enquanto ouvia Songbird. Porque às vezes, só queremos voar como os pássaros, e derramar tintas brancas nos traços incoerentes, e deixar que o colorido tome conta de todo o quadro novamente. Por isso, eu acho esse ângulo do Rio de Janeiro azul, muito, muito azul.
.
Beijos e pétalas.






Obs.: As imagens foram retiradas de: http://www.starnews2001.com.br/rio_show.html

6 comentários:

Solange Maia disse...

ah... o Rio de Janeiro continua lindo...

vou levar esse azul na alma...

beijo

Unknown disse...

Que linda declaração de amor a sua cidade! Assim como você, até sua cidade é azul!

Um belo azul fim de semana para você querida!
Beijão

algodão doce para duas disse...

Talvez um dia eu ainda vá contemplar esse azul :)

. disse...

É lindo, Solange, mas infelizmente muita gente só contribui pra estragar.

Debor@h, eu amo mesmo esses contornos, essas cores do Rio. Podia ser mais colorido se não tivesse tanta sujeira criada pelos próprios habitantes, não é?

Aninha, quem sabe? De repente, até posso ser guia turística, kkkk.

Beijos e pétalas.

Luci disse...

Ai que invejaaaaaaa ,morro de vontade de conhecer o Rio.
Até tava falando com uma amiga que ja ia começar a juntar uma graninha pra assistir as Olímpíadas em 2016 hahahhahaha.
Sera que consigo...tomara rs.

Lindas as imagens me fez viajar e sonhar com o dia em que estarei aí....num futuro muito breve.

. disse...

Consegue, Lucy, claro que você consegue, se Deus quiser! É claro que a violência na cidade ainda é um grande problemão, mas com cuidado e com jeitinho, dá pra visitar e se divertir em lugares maravilhosos.

Beijos e pétalas.